segunda-feira, 9 de maio de 2011

Dachau: uma aula de historia pra nunca mais esquecer

Hallo!

Nesse final de semana fui pra Munique, sul da Alemanha, e de lá aproveitei pra visitar Dachau, cidade onde ainda existe o primeiro campo de concentração instalado na Alemanha, aberto para visitação.
Quando cheguei na Alemanha não achei que isso ainda existisse, mas conversando com umas pessoas do trabalho sobre isso eles me explicaram que existe por dois motivos: 1 - pra contar a historia do país e mostrar quanto a Alemanha não se orgulha disso, e 2 pra provar que realmente existiu.. pq segundo a lenda muita gente diz q isso não existiu e foi golpe da mídia pra dar mais poder pro Hitler. Enfim.. isso foi o que eu escutei de alemães, então pra mim faz sentido.






Entrar no campo de concentração já é um baque por si só. Tudo que você estudou nas aulas de história tá ali, presente na sua frente. A primeira parte do campo é o museu, que conta a história desde a primeira guerra, que acabou com a Alemanha tendo uma crise economica e o surgimento do partido do Hitler:
"A Primeira Guerra Mundial foi iniciada pelo revanchismo entre Alemanha e França, depois que a Alemanha levou a melhor na Guerra Franco-prussiana. Após o fim da guerra foram feitos os tratados de negociação entre nações. O mais famoso de todos os tratados foi o de Versalhes, que foi posto em vigor sobre a Alemanha. Este tratado foi assinado pela Alemanha sob pressão dos governos das nações vencedoras da guerra e,entre várias cláusulas, a devolução do território de Alcácia e Lorena para a França."
"Na Alemanha, onde as mais pesadas sanções do Tratado de Versalhes foram instituídas, a economia viveu em franca decadência e os índices inflacionários alcançaram valores  exorbitantes. Esse contexto de declínio e degradação acabou criando chances para que Itália e Alemanha fossem dominadas por regimes marcados pelo nacionalismo extremo e a franca expansão militar." 
"Nessa época, apareceu Adolf Hitler, que prometia ao povo alemão, conquistar tudo aquilo que os foi arrancado, e fazer com que aqueles que aqueles que os oprimiram pagar um alto preço. Depois disso, surgiu o Fascismo na Itália e o Nazismo na Alemanha, e conseqüentemente a Segunda Guerra Mundial."
até como começaram os campos de concentração na Alemanha:
Dachau foi criado em março de 1933, sendo o primeiro campo de concentração regular assentado pelo governo Nacional Socialista, isto é, nazista. Heinrich Himmler, o diretor da polícia da cidade de Munique, descreveu-o oficialmente como “o primeiro campo de concentração para prisioneiros políticos”. Ele foi estabelecido nas dependências de uma fábrica abandonada de munição, próxima à parte nordeste da cidade de Dachau, a cerca de 15 quilômetros ao noroeste de Munique, no sul da Alemanha.
Em resumo muito resumido, Dachau foi modelo para os outros campos que surgiram, e começou como um campo pra prisioneiros políticos e foi recebendo mais e mais pessoas qnd se intensificou a perseguição anti-semita. No auge da guerra chegou a abrigar milhares de prisioneiros de mais de 30 países, e a aplicar a exterminação em massa.


Depois do museu fui visitar o corredor das celas para prisioneiros especiais. Da uma sensação horrível andar naquele corredor e imaginar quantas pessoas não foram trancafiadas ali. Obvio q a sensação é assim durante todo percurso do campo, mas não sei, pra mim ali foi um pouco diferente. Ambiente frio, estranho:
Depois de lá fomos visitar os barracões onde as pessoas dormiam:
e de lá para a área do crematório, que no auge da guerra teve que ser aumentado ja que não tava dando conta de tanta demanda. 


Passear pelo crematório e entrar na câmara de gás lendo a história nas paredes é chocante:
camara de gás

E assim acaba a visita a Dachau. Uma aula de história muito melhor do que eu imaginava.. uma mescla de sentimentos ruins, de raiva de tudo aquilo ter existido num passado tão recente. Incredulidade de saber o que o ser humano é capaz de fazer.. 
Enfim, recomendo a visita principalmente para quem se interessa pela história. é um choque de realidade pra fazer a gente parar pra pensar no mundo que a gente vive.. fato


Um comentário:

  1. Parabéns pela aula resumida de história :)

    É msm chocante e muito válido ter esses campos preservados também!

    Beijos

    ResponderExcluir