quinta-feira, 25 de agosto de 2011

o dia que marcou meu intercambio :)

Ola!
Bom, a minha task mais difícil durante os nove meses de intercambio merece um post só pra ela.. né!? 

Então vou aproveitar e contar meus últimos dias. Essa semana tivemos uma conferência da deagaeli em Henley-on-Thames, uma cidadezinha mega charmosa perto de Londres (http://www.henley-on-thames.org/).
Henley-on-Thames (pra qm nao sabe, Thames eh o rio que corta o sul da Inglaterra: http://en.wikipedia.org/wiki/River_Thames)
Essa conferência é o encontro de todos os head of marketing regionais com os globais, para alinhar o que esta sendo feito e qual o planejamento dos próximos seis meses.  Além deles, também foram convidados pessoas-chave que trabalham com Supply Chain, como o responsável de comunicação corporativa, de relações publicas e o diretor de marketing da América Latina. No total foram aproximadamente 20 pessoas.
 
Peguei o vôo com a minha chefe e a assistente dela na segunda feira de manha. Chegamos no hotel próximo da hora do almoço. O hotel chiquérrimo, sensacional. Fomos almoçar em um restaurante chique na beira do Thames,  e era a típica cena de filme: Pessoas com aquele sotaque britânico, com roupas de grife almoçando vendo outras passearem com as lanchas pelo rio. Tudo bem simples, como eu to descrevendo. Ahhahaha Ficamos numa sala de reunião o dia todo trabalhando e depois fomos jantar com um pessoal que tinha acabado de chegar e nos preparar que a conferência de fato começava na terça feira de manhã.
Hotel du Vin
No outro dia, todos prontos e a conferência começa. Discussão de marketing disso, marketing daquilo, como é feito a nível regional, qual o planejamento e as idéias do global. Todo mundo super participativo, rindo, fazendo comentários engraçados e as reuniões são super fáceis de levar.  4h30 da tarde a agenda vai para a ultima sessão, que é um team building chamado: desafio do GPS. Eles contrataram uma empresa que faz coisas do tipo, e o negócio basicamente era: fomos divididos em três times, cada time tinha um tab galaxy Samsung e nele um mapa interativo. No mapa apareciam pontos que a gente deveria ir, e quando chegassemos deveríamos responder a uma pergunta. No total eram 30 pontos espalhados pela cidade, 2h e meia de caminhada e esforço de time pra responder as perguntas. Cada pergunta valia uma quantidade de pontos, a não ser as perguntas que eram do “desafio da foto”. Nesses pontos o desafio era tirar uma foto em alguma ocasião inusitada, já explico.
tab!
Meu time era eu, a head of mkt da Europa central, uma menina de uma agencia, o vice presidente global e o diretor de mkt da America latina. Saímos andando pela cidade respondendo as perguntas até chegar no primeiro  “desafio da foto”.  Entramos num barco desconhecido, e quando estávamos no meio de uma encenação de Jack sparrow lutando contra piratas chega a dona do barco (meio chateada, ha) perguntando o que estávamos fazendo La. Explicamos e fomos embora rápido. Haha. Continuamos fazendo outras provas, até que veio o próximo “desafio da foto”: tirar foto com 10 pessoas desconhecidas. Entramos num pub, mobilizamos uma galera e tiramos uma foto super bacana com geral que ninguém conhecia. Mico pouco foi bobagem! Hahahahaha. Depois de duas horas entre fotos engraçadas e perguntas, voltamos para o hotel. O vice presidente pagou uma cerveja pra todo mundo do time para tirarmos a foto do ultimo desafio, formar uma palavra, que no caso foi: BEER! Hahahaha Todos os grupos voltaram e tivemos o resultado do desafio. Nosso grupo ganhou de lavada dos outros, e nos fomos la na frente ganhar troféu e medalha pela conquista (demais, serio). Depois disso teve um jantar,,super fino, e eu sai mais cedo pra ir pro quarto estudar pela milésima vez a apresentação que eu tinha que fazer sobre o meu projeto.
Ok, agora sim vamos ao ponto do post. Os meus amigos de faculdade e que estavam comigo desde que eu entrei na AIESEC tem noção da minha capacidade de ficar nervosa e travar quando tinha que fazer uma apresentação. Já chorei, já dei vexame, já fiquei lá na frente sem consegui falar basicamente uma palavra pq o processo eh simples: meu coração dispara, a garganta fecha, a cabeça pesa e eu não consigo pensar em absolutamente nada. Com os anos e a experiência da AIESEC eu me desenvolvi muito bem, fiz várias apresentações e achei que eu já tava expert no assunto. Aí vem o problema: apresentar em inglês, para todas aquelas pessoas super importantes que manjam de marketing e simplesmente comandam a parte global e regional de uma empresa era mais que um desafio. Ansiedade bateu e todos aqueles sentimentos de quando eu tava no começo da faculdade vieram a tona. Lá estava eu, com o coração palpitando enquanto todo mundo olhava para mim pra eu começar a apresentação.
essa eh pra fe..!
Comecei bem, falando o que eu devia falar. Do nada, a garganta travou. Parei pra respirar, não conseguia mais falar uma palavra. solução: fazer uma piadinha ou um comentário random, e foi o que eu fiz. Todo mundo riu e nesses cinco segundos eu consegui fôlego pra continuar minha apresentação.  A idéia era falar um pouco sobre monitoramento de internet e do web portal que foi meu principal projeto nesses últimos meses. Eu que negociei como ia ser quais seriam as funções, o preço. Eu que sabia o que o web portal podia proporcionar então eu deveria estar tranqüila. O fato é que depois que comecei a fazer uma demonstração de como as pessoas poderiam usá-lo e dizer que nós repassaríamos para as regiões passarem para os países usarem também a nível local, todos começaram a fazer perguntas para entender melhor e acabou que fluiu tudo bem. Não gostei da apresentação, visivelmente perceberam que eu estava absurdamente nervosa, mas OK. O que importa é que todos gostaram do projeto e ficaram muito interessados em aplicar a nível regional/ país (sério que isso me enche de orgulho! Hehe).
Apesar de ter ficado meio emburrada  por todo embaraço no começo da apresentação, o dia passou bem. No final da conferência, minha chefe (VP, head of global marketing) foi fechar o dia agradecendo a todos que compareceram. Nisso ela virou pra mim e disse que queria agradecer especialmente pra mim, que aceitei o desafio de apresentar lá na frente sem ela nem olhar minha apresentação, que eu tinha feito um ótimo trabalho, que meu projeto com certeza ia ser muito útil e também agradecendo ao meu trabalho nos últimos meses. Disse que a minha participação na conferência foi muito importante e que espera que eu tenha aprendido com eles nesse tempo que fiquei aqui. OK, meu olho enche de lagrima, todo mundo me olhando e a única coisa q eu consigo fazer eh agradecer pela oportunidade. No fim, várias pessoas vieram pedir para eu enviar mais informação e dizer que vai ser muito útil pro que elas estão trabalhando. =)
Tive, sem duvidas, o dia mais difícil (eh bobeira, eh, mas pra quem me conhece sabe o quão difícil pode ser fazer uma apresentação – ainda mais em termos técnicos em inglês) e mais gratificante dos meus 9 meses de intercâmbio. Com certeza é uma experiência que eu nunca mais vou esquecer, e que realmente tenho que agradecer muito por ter passado!
Obrigada família, que deu todo suporte do mundo aos meus anos de AIESEC e ao meu intercambio. Obrigada namorado que continua pacientemente me esperando e me deu toda força que precisava aqui. Obrigada Marina, por ter me mandado a vaga e dito que era perfeita pra mim. Obrigada todo mundo que super participou diretamente ou indiretamente de tudo que eu vivi por aqui, e de ter passado o que eu passei na conferencia! =)

#despedidafeelings...



Nenhum comentário:

Postar um comentário