segunda-feira, 28 de março de 2011

Sensibilidade Cultural pouco desenvolvida

Hallo meine freunde! wie gehts?

Por aqui tudo bem. Primavera chegando, horario de verao (adoooro horario de verao fazendo 4 graus quando eu acordo.. super sensato)  e 5h de diferenca pro Brasil. 

Tava pensando nesse post antes de escreve-lo.. eu ia falar especificamente sobre a Michelle, minha flatmate que eu apelidei carinhosamente de China, e com certeza eh uma das pessoas mais diferentes que eu ja convivi na minha vida. Mas aih passaram outras coisas na cabeca e eu vou tentar juntar tudo no final!

Bom, comecando.. a China chegou no apto 2 dias antes de mim, diretamente de Beijing, e a gente se conheceu quando fomos nos registrar na cidade juntas. Ela eh super boazinha, super quietinha, faz sopa ou arroz todo dia de janta e aproveita pra cozinhar um pouco a mais pra levar pra almocar no outro dia ja que ela nao gosta da comida daqui, super dedicada. De todo mundo que mora comigo ela eh a mais diferente. Ela ta sempre no quarto dela, ela nao interage muito quando ta todo mundo junto, se a gente brinca com ela ela geralmente nao entende. Nao entende pq um dia a gente pergunto pra ela se ela sabia o que era "ironia" e ela disse que nao. Eh uma pessoa completamente sem malicia, totalmente inocente.

(parenteses para dois fatos que comprovam o que eu to falando:
- Um dia td mundo do flat foi trabalhar normalmente. 10 da manha a menina que trabalha com ela me liga, pergunta dela, eu digo q nao sei. Ninguem do apartamento sabe. Celular fora de area, e eis que todo mundo comeca a ficar preocupado ateh que da meio dia ela manda um email pra mim e pras chefes dela pedindo desculpa que tinha dormido ateh aquela hora, pq o celular dela tinha acabado a bateria nao despertou. Quando comentamos isso com todo mundo a noite em casa a reacao da galera foi "meeu, da proxima vez nao fala q c fico dormindo. inventa uma desculpa, fala q vc ficou doente..  pega mal pros chefes falar q ficou dormindo". E ela me diz q nunca mentiu e nao ia mentir pcausa disso (shame on us).
- Outro dia cheguei em casa e ela tinha feito janta chinesa pra gente experimentar.Tofu, shitake, um vegetal chines e outro negocio q nao sei oq era. O fato eh que estava tudo muito bom, super temperado. Estavamos la, eu e o Aleks comendo qnd ela diz "meus pais vao ficar muito orgulhosos quando eu contar". e a gente: "pq?" ela: "pq eu nunca cozinhei nada antes"."Nunca???" "nao". "entao como vc fez isso tudo??" E a resposta dela veio simples: "eu acredito que eu tenho um dom". Cara, obvio, na mesma hr eu comecei a rachar de rir e ela nao entendeu e me pergunto pq eu tava rindo. Obvio q eu nao esperava essa resposta, obvio que o Aleks comecou a zuar. E ela seria, pq ela realmente acredita que ela tem o dom!)

Bom, essas e outras coisas (como SEMPRE deixar o leite na panela ateh ele queimar, nao ser tao pro ativa na limpeza das areas comunitarias e tal) acabam fazendo a gente (pessoal do ap) zuar ela na maioria das vezes. Sempre temos alguma brincaderinha idiota com relacao a ela e ninguem nunca da muita bola se ela ta interagindo ou nao com a gente, se ela ta bem ou nao, se ela simplesmente ta viva no quarto dela =P
 
Esses dias eu cheguei em casa e estavamos soh nos duas na cozinha. Ela comecou a me contar mais da vida dela, do namorado, da faculdade. Abriu o computador e comecou a me mostrar fotos de um monte de viagens que ela ja fez, dela cantando uma musica em mandarim com um amigo tocando gaita, dela na praia, e no fim ela ainda me disse: vc consegue ver que minha vida eh muito mais colorida na China? Ai comecamos a conversar sobre isso e ela disse que nao interage com a gente pq ela simplesmente nao entende nossas brincadeiras e nao entende muito bem ingles. Entao ela tem dificuldade de se comunicar e prefere ficar no quarto dela sozinha. Ela me contou que tudo eh muito diferente no pais dela, que o modo de pensar e de agir eh muito diferente e mtas vezes ela nao se sente confortavel pra falar alguma coisa.

Aih eu paro e penso sobre o meu comportamento com relacao a ela.. pq apesar de ser a mais proxima dela na casa, eu faco brincadeira que ela nao entende e tbm fico zuando quando todo mundo ta. Quer saber? sensibilidade cultural zero. A gente faz intercambio pra se adaptar, pra viver experiencias novas, pra aprender.. leva um puta choque cultural no comeco, diz que ta mudando pontos de vista e etc.. mas quando a gente da de cara com uma situacao diferente no lugar onde a gente vive a gente simplesmente nao sabe lidar. Nao sabe ter paciencia. Paciencia de entender oq os outros tao sentindo, ou como a vida eh vista de um jeito diferente. Nao sabe achar diferente ao inves de achar estranho.

e aih eu conto outra historia que resume bem isso.
Semana passada nos hospedamos um menino do Paquistao em casa. Quando eu contei isso pra alguns amigos, obvio que vieram brincaderinhas pra tomar cuidado e etc. Quer saber, ateh eu fiquei com receio. Ateh o dia que estavamos conversando sobre AIESEC, e eu disse que uma amiga tinha dado Match num TN la mas os pais nao deixaram ir pcausa do "perigo". Pronto, ele comecou um puta discurso extremamente chateado com a situacao. Disse que sabe que a culpa eh da midia, mas que ele se entristece de saber que o mundo olha pro pais dele com medo, achando que pode morrer a cada esquina. Disse que a probabilidade de morrer com um atentado terrorista era n sei quantas mil vezes menor do que de ser atropelado na rua. Disse que existe sim os talibas, existem as cidades que sao mais violentas mas que nao se pode generalizar o pais inteiro pcausa de uma minoria. Ouvi isso e o remorso bateu no fundo da alma. Pq eu me pergunto: Sera que meu pai me deixaria ir pro Paquistao? Certamente nao. Pior ainda.. sera que eu iria pro Paquistao? Provavelmente nao. Pq? Pq eh periogoso. E ai alguem me conta que que eh mais periogoso.. vc viver com 0,1% de chance de presenciar um ataque terrorista ou morar em Sao Paulo onde diariamente ocorrem assaltos/mortes nao sei quantas vezes por dia? Nao da no mesmo?

Pq entao a gente cria uma imagem na nossa cabeca e transforma tudo isso em verdade absoluta?? Pq ter medo de sofrer um atentado no Paquistao? Pq acreditar que a Alemanha eh um pais completamente perfeito? Pq a gente acredita em TUDO que a gente ouve e nao da a chance de vivenciar antes de criar um julgamento na cabeca?

Pq sim, nos, TODOS, somos totalmente insensiveis culturalmente. E deviamos viajar mais, conhecer mais lugares, culturas e principalmente mais pessoas. Pra abrir a cabeca e parar de acreditar que sabemos sobre as coisas que nunca vimos...




5 comentários:

  1. É, isso ai, pra isso serve o X, né?
    E isso não serve só para os estrangeiros, com cultura diferente.. Temos semelhanças e diferenças dos nossos amigos, familiares, vizinhos e sempre agimos assim =/

    E meu, deixa a menina com o dom dela.. a minha mãe tem esse dom! hehehehe :)

    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Irado Johds!

    Super passei pelas mesmas coisas com Chineses! =P

    Fico feliz de ver o crescimento da sua sensibildade cultural ser tão grande e vc perceber ele tão bem ;)

    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bullying no X eh sacanagem! Odeio isso! :(

    Mas adorei o post em minha homenagem! HUhuauhahu!

    Jode adoro ver seu development!

    ResponderExcluir
  4. Desenvolvimento show de bola!! Adorei o post e o principal, a forma como foi escrito, parece que estamos tomando uma breja enquanto vc conta a sua brisa filosófica sobre algo... manja aqueles papos loucos que volta e meia acontecem no meio do rolê? Pois é, me senti em um desses... =D

    Muito Bom, deu vontade de fazer X tipo agora...! hehehe

    ResponderExcluir