terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Beautiful Budapest

Bom, tudo começou na sexta de manhã quando eu e a Marina fomos pro Aeroporto de Colônia pegar nosso voo com a gloriosa cia-area-low-cost German Wings para Budapeste. Uma hora e meia de voo, e para minha surpresa nós fomos e voltamos sem ngm nem olhar nosso passaporte. Não é que eles não são tããão rigorosos assim? hehe O melhor foi o piloto dizendo que a temperatura em budapeste estava amena, tipo -8 graus.

Bom, chegamos em Budapeste e lá estava a Paty esperando a gente no aeroporto. Trocamos nosso euro por Forint (moeda local super desvalorizada, oq é muito bom pra quem ganha em euro! hehe) e fomos pra casa dela. No meio do caminho ela conta que morava com alguem que conhecia a gente, e a gente chega lá e era o Gui, VPF de Ribeirao 2009. Maior coincidencia random! (helo, a Marina tiro uma foto apertando ele só pra mostrar pra vc hahaha). A noite chegou um pessoal e nós começamos a beber (caipirinha, viva!) antes de irmos para balada da virada. O legal de lá é que lá tem vários trainees latinos, então eles tem uma turminha grande e muito gente boa que causa por lá :D O idioma oficial é o portunhol, apesar da maioria ser brasileiro e falar portugues o tempo inteiro! hehe (btw, aqui vale um paratenses: se eu achava que o alemão era difícil era pq eu nunca tinha ouvido ngm falando húngaro.. OMG, o alemão me soa tão mais familiar agora! hahaha)

Bom, pré party na casa da paty e dps em outro apartamento. Eis que no MEIO da festa a Marina me chama e tem um surto, pq sei lá eu como ela tava conversando com o Ryan, que foi chair da nossa primeira CONADE (2008). Outra coincidencia totalmente random, mas ela tava MEGA feliz pq identificou o rapaz! hahaha

Ok, fomos para a balada que era numa ilha, no meio do Danúbio com acesso pela ponte.. btw, fomos de taxi e pagamos 1500 forints para chegar lá.  Chegamos lá e era maior balada de playboy, enorme e super chiquezinha (por 10 euros). Fizemos a contagem regressiva, nos abraçamos e cantamos "adeus ano velho, feliz ano novo". A balada tava bacana mas eu tava morrendo de sono.. achei um sofá e passei o resto da noite dormindo nele! hahah Foram me acordar pra ir embora e a gente saiu num putaaa frio pra achar um taxi, mas tava tudo lotado e a gente ficou horas esperando alguem parar. Entramos no primeiro q parou e o cara cobrou um super caixa dois para levar a gnt, tanto q no meio do caminho o taximetro marcava 10000 forints, e a gnt ja nao tinha essa grana pra pagar o brother! hahaha. Ele ficou puto e levou a gente num banco pra dar a grana pra ele. Ótimo, estavamos no meio do nada e voltamos a pé até a casa da Paty.. o que não foi ruim pq a gente foi margeando o Danúbio e a vista é simplesmente LINDA, mesmo no frio das 5 da manha depois da balada! 

Acordamos no sábado e fomos brincar de sightseeing :D Lá fomos nós passear pelos monumentos e lugares bacanas de Budapeste. Tudo era mega bonito de se ver! As construções são MUITO fodas, muito cheias de detalhe.. o Parlamento é o prédio mais bonito q eu já vi na vida e além disso lá tem vários monumentos para as vítimas do comunismo e do nazismo, isso é bem forte na cidade.

Praça do monumento as vítimas do comunismo

Chain Bridge (principal ponte, com a vista do Buda castle atrás)

Sapatos em homenagem aos judeus que foram jogados no Danúbio.


No domingo nós acordamos e fomos no Buda Castle. Um castelo animal, com a vista mais linda da cidade. Passeamos pelo castelo enorme, nos aventuramos descendo uma escadaria mega escorregadia pcausa da neve 
Marina Paty e Jode com a vista do Parlamento 


Buda Castle


e fomos pro "Museu do terror", que é "um memorial às vítimas do nazismo e do comunismo, organizado no local que sediou os nazistas durante a ocupação da Hungria pela Alemanha. Com o fim da guerra, entre 1945 e 1956, o mesmo lugar serviu de base às polícias secretas húngaras. Em exposição, imagens e sons relembram o período negro que a Hungria sofreu durante o domínio alemão, tudo disposto de forma criativa, incluindo a exibição de um tanque de guerra." (http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/budapeste---atracoes.jhtm) hehe. O negócio é que o tempo inteiro tem televisões com depoimentos de pessoas que passaram pela guerra, e no subsolo vc pode visitar as celas de onde era a prisão e os instrumentos de tortura. Mega interessante.
Memorial as vítimas 

Fardas

Vídeos da II Guerra


Enfim, saímos de lá, fomos de novo para o bar (ah, que maximo: 0,5L de cerveja pelo equivalente a 1,25 euros!!), onde a gente encontrou mais brasileiros (vide quel :P) mas voltamos cedo pq o voo de volta pra Alemanha era segunda cedinho! 

Bom, voltei maravilhada com a cidade. Foi de longe a cidade mais bonita que conheci (nao que eu conheça muitas, mas..) por tudo. Pelo Danubio cortando a cidade, pelos castelos mega bonitos, pelos detalhes nas construções, pela presença mega forte da história em tudo quanto é lugar que você vá. recomendo MUITO a visita,  tem muita coisa bacana para ver por lá!

Eu fico por aqui e Feliz Ano Novo para todo mundo!!!!!!!!!! Que esse 2011 seja sensacional e só traga coisas boas :)

tschuss!


3 comentários:

  1. Jode! Que bom que você gostou daqui! :)
    A cidade é realmente apaixonante!
    Muito bonitas as suas fotos! Adorei!!
    Vou passar a ler seu blog! ;)
    Tenho o meu também e gosto quando o pessoal lê!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro cidades com essas marcas de registros históricos. Mto bela a cidade :)

    Quero conhecer tb!!!

    Haja frio pra variar.. lalal


    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. hahahahaa
    cade a foto do Gui?????

    bjos

    ResponderExcluir