domingo, 26 de dezembro de 2010

Um Natal tipicamente alemão

Bom, tudo começou na quinta feira a noite. Eu e a Marina fomos com o namorado dela  (Marc) passar o natal na casa da família dele, na cidade de Wächtersbac, umas 2h de carro de Bonn. A ida já foi interessante, pois passamos por vários castelos e por mais que isso seja uma coisa normal por aqui pra mim ainda é novidade.
A casa, segundo a Marina, é o paraíso natalino na terra. Sério, em cada cômodo tinha PELO MENOS 35 enfeites (incluindo o banheiro)! Tudo minimamente pensado, detalhadamente decorado e perfeitamente disposto! Uma arvore de natal de verdade na sala, neve lá fora e eu me sentindo num filme como sempre!

Na sexta (dia 24) acordamos, tomamos café da manhã na hora do almoço e ficamos conversando o dia inteiro esperando a “janta do dia 24”. (ps – o café da manhã da Alemanha não difere quase nada do nosso – pão, manteiga, geléia, diferentes tipos de queijo, presunto , salame e bacon. A única coisa que é foda é que o café é TOTALMENTE sem açúcar, o que me fez pedir um suco de laranja! Haha)
O bom é que os pais dele foram MEGA fofos comigo e com a Marina, falavam toda hora que sabiam quanto era foda passar natal fora de casa e que queriam que a gente se sentisse bem aqui!  Inclusive deram a missão da gente enfeitar a arvore de natal junto com a irmã do Marc.
Às 18h em ponto estava todo mundo La embaixo,  cada um com sua taça de champagne pra brindar o Natal e começar a ceia.

(Ah, esqueci de contar meu primeiro furo. Estavamos nós, tomando café, quando o Marc zuou a Marina pcausa de uma palavra que se pronunciada diferente, ao invés de significar bolo significava fígado. Aí eu soltei um “arghh”. A mãe dele: você não gosta de fígado? Eu: não. Ela: “ah.. pq a salada de natal é feita com fígado”. HAHAH! Apesar deu não saber onde enfiar a cara, eu não tive que comer fígado na salada de natal!!!!!)
Ok, e começa o jantar: salada de folhas verdes com fígado (menos o meu.. haha) Logo depois o prato principal: folhado de carne de porco com champignon, que sério, não tava ruim, mas OMG pq eles não temperam as coisas? Hahaha E de sobremesa um docinho bom e um pudim de leite mt bom despedaçado que a Marina fez . Para acompanhar eu podia escolher entre vinho tinto, vinho branco e cerveja.. e obvio q eu tomei cerveja (por sinal mt boa) a noite inteira :D
Bom, o jantar foi a luz de velas, todo mundo mega comportado, falando baixo. Musiquinha de natal tocando o tempo inteiro, e mais parecia que todo mundo estava triste do que comemorando alguma coisa. Depois do jantar, começou uma super troca de presentes..e eu e a marina ganhamos vários presentes fofinhos de todo mundo. Nós também demos nossos presentinhos e ficou todo mundo na sala, abrindo presente, bebendo e conversando até tarde da noite. Pedi licença pra falar com minha family na webcam e foi extremamente foda ver todo mundo reunido e eu aqui! Pelo menos todo mundo foi MEGA simpático e amigável com a gente aqui, e apesar de diferente a gente teve um feliz natal :D

Ai vem uma historia mais emocionante: acordamos dia 25, mesmo esquema. Café da manhã tarde pra esperar o almoço das 18h do dia 25. Ok, comemos e resolvemos passear pela cidade antes da janta.
Fomos todos, eu, marina, marc, Irma do marc e o marido desbravar a cidadezinha por aqui! Ai andamos uma boa parte por uma “florestinha” e como tinha nevado MUITO, o nosso passeio foi praticamente INTEIRO andando com neve até o joelho.
Vimos um monte de paisagens mega bonitas, passamos na frente de um castelo e depois de 3h nós voltamos pro Natal.




todo mundo fazendo anjos!



 Bom, a idiota da Jode estava andando todo esse tempo com uma bota brasileira, sem nada que esquentasse o pé. No meio do caminho eu já não conseguia sentir mais nada, mas como eu ainda não tomei vergonha na cara pra comprar uma bota que agüente o frio e eu sempre paro de sentir meu pé depois de um tempo eu achei que tava tudo bem. Chegamos e a primeira coisa que eu quis era tomar um banho.. afinal.. estava -7º durante nosso passeinho! Entrei no banho quente e tcharã.. meus pés pareciam que iam explodir! Hahahaha super senti que tava tendo alguma reação, ai tomei banho rápido e quando eu sai eu vi o estado do meu pé. O triplo do tamanho normal, inteiro vermelho. Aí eu vim pedir ajuda pros “locais” e a resposta foi simples: “é normal.. seu pé congelou e vc não podia ter colocado em contato direto com água quente.. tinha que ser gradual.. pq quando vc jogou água quente tudo voltou a funcionar ao mesmo tempo e a reação normal era inchar”. Aí vai a jode passar pomadinha pra manter o pé aquecido e desinchar. Mas não é uma ótima história de natal? Eu congelei meu pé!!! Suihauishauihsuiahsuiha


E aí vamos nós pro segundo jantar de natal: carpaccio de salmão com torrada, peru de natal  sem tempero com repolho roxo, couve de Bruxelas e cranberry. Para fechar a comidinha boa: biscoito de gengibre em forma de sorvete. Mas como sempre, tudo regado a cerveja. Dessa vez ficamos umas 3h conversando em volta da mesa,  mas não demoramos pra ir dormir pq estávamos mortas pcausa da caminhada a tarde. E agora domingo está sendo dia de descansar :D

Bom, para um natal fora de casa o meu foi super de filme. Com direito a casa natalina, neve e tradições alemãs. Foi super bom todo mundo acolhendo a gente da melhor maneira possível, e isso deixou o natal menos melancólico! Mais uma vez, brigada a marina, pq senão fosse ela eu teria passado em casa olhando pro computador! hahaha

Bom, agora um pouquinho de cultura pra quem quiser saber:
Existem várias formas de se comemorar o Natal na Alemanha. Nessa região eles acreditam no seguinte:
Existem quatro adventos, que são os 4 domingos antes do natal. Antes do primeiro advento a casa deve ser inteiramente decorada e isso indica o começo das festividades. Dia 06 de dezembro o Papai Noel chega, mas invés de presentes ele trás doces! Ai no dia 24 eles comemoram o nascimento de Jesus e a vinda de um anjo, e é esse anjo que trás os presentes de natal. Ou seja, o papai Noel não vem exatamente no natal, e quem entrega os presentes é o suposto anjo que visita as casas. Aí dia 24 é dia de jantar e trocar presentes, enquanto dia 25 é a maior janta, com todos os familiares reunidos e aí acaba a comemoração. Os enfeites continuam até dia 06 de janeiro, dia que os três reis magos chegam para visitar Jesus e aí de fato se encerra todo o período festivo.

E eu fico por aqui!
Tschuss! :D






4 comentários:

  1. Ai que bonitinho seu Natal!
    Que bom que você ficou bem ai com a Má, viu sua família, bebeu e ganhou presentes! :)

    Vá logo comprar uma bota antes que você perca esse pé, sua zuada.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bem bacaninha esse natal alemão!

    Haaaja carne de porco e falta de tempero pra vc reclama né!? :D

    Olha que esse argh que "escapou", por um lado te salvou de comer fígado hahahahha

    E bom, agora já sabe né, precisa de uma bota nova! pra ontem!

    ps. E na última foto, aquele "pinguim" ali no meio fazendo anjo tb hahuahuhuahusudhauha


    Bjão amor, já que eu tô chegando e com uma bota bastante resistente hahaha

    ResponderExcluir
  3. Eaeeeee.....po, quanto enfeite de natal...eu pendeurei um papai noel na minha maçaneta e achei que tava sendo "maior" criativo...uahuahuahua....mas também, se eu colocar muito enfeite eu não consigo abrir a porta da geladeira, o ap é pequeno neh =/ =P
    bjos

    ResponderExcluir