quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Finalmente entendi pq as pessoas saem do Brasil para trabalhar

Pois é, pessoal! 2 semanas trabalhando pra entender pq o pessoal sai do Brasil em busca de oportunidade melhor. Acho que da pra perceber pelo Facebook que eu to tendo uma vidinha bem ótima aqui na DHL né? Vou contar do meu dia ontem, e aproveito pra deixar mais umas curiosidades da Alemanha.

Para comecar estavamos nós, trabalhando normalmente a tarde, quando o outro cara da sala do lado veio com a camera dizendo que a gente tinha que sair fotografando pelo prédio. Aí perguntei oq tava acontecendo, descobri q tem um cara da nossa area mudando pra näo sei onde, e q eles resolveram fazer um calendário de presente pra ele. Ok, la fomos nós tirar foto pelo prédio, eu, a outra intercambista (Dalia), as duas gerentes e o cara. A gerente resolveu ter umas idéias de foto, colocou roupa de cozinheira e entrou na cantina, dava idéia de onde a gente devia passear pra ficar tirando as fotos (sim, no meio do expediente!). Tudo mega divertido atém que eu nao suportei mais ficar no frio e resolvi ficar assistindo a aventura deles de dentro do prédio! Nisso as gerentes comecaram a fazer guerra de neve entre eles e óbvio, eu achando tudo o máximo pq eles realmente säo muito legais aqui!

Deu 17h todo mundo para de trabalhar (como sempre) mas ontem era um dia "especial". Tivemos um jantar de natal num castelo (sim, um castelo de verdade :D) com direito a tudo servido do bom e do melhor (pra eles, lógico). Sairam 2 onibus pra levar nosso departamento, mas minha chefe fez questäo q eu e a Dalia fossemos com ela de carro. Aí na ida ela tava falando como ela ta super chetada com o carro que ela está (nao prestei atencao na marca, mas o carro era novissimo, automatico, com computador de bordo e banco de couro oO), e que precisava pedir pra empresa um Audi. Aí eu perguntei se o carro era da empresa e ela disse que sim, que depois de uma certa funcao que voce assume, todas as empresas da Alemanha te däo um carro como parte do bonus. E mais, que voce pode "ordernar" um Audi, uma BMW, o carro que voce quiser pq näo é caro pra eles. Nessa ela me disse que nunca tinha comprado um carro próprio, pq faz 16 anos que todas as empresas que ela trabalhou deram um carro pra ela! (isso sim é choque cultural!)

Tá, chegamos no castelo, recepcäo com umas comidinhas e o famoso Glühwine! Eu näo gosto muito, mas esperar do lado de fora numa temperatura de -6° acaba fazendo voce TER que tomar alguma coisa quente! Entramos, a idéia era a gente sentar nas mesas e formar times (Oo). Na minha mesa só tinhamos eu e a Dália da AIESEC, o resto era tudo funcionário da DHL. Para vcs terem idéia da diversidade, tinha eu , a Dalia da Romenia, uma pessoa da Austrália, uma da Russia, uma da Áustria e só duas realmente alemäs. Aí foi maior história, eles fizeram toda uma cena de um assassinato no castelo e iam dando provas e cenas pros grupos descobrirem o que aconteceu enquanto rolava o jantar! Todo mundo MEGA interagindo e achando aquilo o máximo (na real eu achei bem sem gracinha ahahaha).
Aí vem a comida.. salada: carpaccio de salmao, uns queijos mega diferentes, e cogumelos (ai meu Deus como eles amam cogumelos e como eu odeio!); entrada: soupa de batata (tava mega boa!); prato principal: guinea (vide foto abaixo, um frango chique) com batata (obvio). E várias coisas boas de sobremesa.. eu comi um pudim de frutas muito bom!
Aí entram algumas curiosidades sobre a comida: tudo tava MEGA sem sal pra mim. Frango sem sal, batata sem sal, tudo sem sal. E sempre é assim... aí eu comentei isso com a Dália e ela me disse que existe uma campanha aqui tipo de advertencia de cigarro no Brasil que fala pras pessoas nao comerem sal nem acucar em excesso. E finalmente eu descobri pq as coisas aqui nao tem gosto e ngm coloca acucar no café nem no chá!
Outra coisa é que aqui todo mundo só toma agua com gás. Tinha vinho branco e vinho tinto liberado, cerveja, tudo! Mas só os mais velhos tomam vinho, enquanto a maioria ta lá na água com gás. Óbvio que eu pedi uma Coca, e fui a única no lugar inteiro que tava tomando coca! hahaha (talvez seja pela campanha de ser saudavel deles). No final do jantar eles deram a explicacäo do tal assassinato, e deixaram a mensagem de "fizemos isso pq sabemos q as pessoas vao ficando velhas e param de brincar.. e voce nunca tem que deixar de ser jovem". (fofo, näo?)

Voltei feliz e contente (nem täo feliz e contente pq eu tremia o queixo de TANTO frio na hora de ir pro onibus, certeza que tava menos que -6° = oq tava na hora que a gente chegou e eu até q tava "bem"). Aih fui pegar o onibus noturno (ai que MARAVILHA morar num lugar que existe transporto publico eficiente e a noite inteira!).

Foi um belo dia pra conhecer mais do costume alemäo, principalmente na empresa. E sim, depois de duas semanas aqui eu posso dizer que a qualidade de vida no trabalho na Europa é infinitamente melhor que no Brasil. O choque cultural reverso vai ser bem maior que o de agora!

..mas eu ainda näo troco meu país quentinho por nada! hahahahaha

Tschuss!

8 comentários:

  1. Jodilene, Não para de escrever no blog não... tá muito legal saber todas essas curiosidades culturais.. só melhora um pouco o humor, vai? hahahahah... Mas, eu tbm iria sofrer com a comida... certeza! Beijos!

    ResponderExcluir
  2. aeeww jode.... compartilhando suas aventuras alemãs conosco!!
    Continue assim... não desanime...

    ResponderExcluir
  3. É, o choque cultural reverso vai ser tenso mesmo.
    Mas vai aproveitando ai, e anda com sal na bolsa como se vc tivesse pressão baixa! hahaha

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o Blog.

    A Bruna Bontempo da Aiesec que me recomendou. Como vou pra Alemanha na virada do ano estou gostando muito de já conhecer um pouco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. I was reading your comments about food.. :) You know, when I was in Brazil, salty food for me was very salty and the sweet one was extreeemly sweet. I guess it depends on how you're used to it. And if you remember well, every time I would see one of yo drinking Coke I would ask you why??! ahaha


    Keep having fun over there!
    Bjs ;)

    Carmen

    ResponderExcluir
  6. Hahahaha, aí na Alemanha as pessoas comem muita batata... e aqui em Hong Kong NINGUEM come batata, só a do Mc Donald's mesmo!
    É so arroz, arroz, arroz... e também sem sal e nenhum tempero!

    ResponderExcluir
  7. Quero ir pra Alemanha...que loco trabalhar num lugar desses!!!

    ResponderExcluir