sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Primeira semana abroad =D

Bonn, apesar da Fe ter me desencorajado a ter um blog, não custa tentar right? Aih eh mais fácil do que ficar mandando email pra todo mundo.

Vamos lá: impressões sobre minha primeira semana na Alemanha:

Bonn: Ex capital da Alemanha ocidental, Bonn é uma cidade que tem ~300 mil habitantes, pequena. É perto de uma das três cidades mais famosas da Alemanha -  Colonia – que tem uma catedral (Dom –vide foto abaixo) mega famosa que supostamente abriga reliquias dos tres reis magos!



Em Bonn o sistema de transporte publico é mega eficiente, a cidade tem varias linha de trams (eu ainda não entendi pq eles não chama de trem) que cobrem quase a cidade inteira, além de onibus e trens que vão para outras cidades e até para fora do país. Sinceramente eu achei que a cidade fosse mais organizada, mas ocorrem atrasos nos trens, os ônibus muitas vezes são lotados, se neva o transito simplesmente para igualzinho São Paulo, e vc acha lixo jogado no chão. Para uma cidade da Alemanha eu não esperava isso... Em compensação a cidade é bonita, as casinhas super charmosas e ficam mais ainda com a neve. Em época de natal todas as cidades tem seu “christmas market”, que é muito legal! É tipo uma feirinha de natal, que você pode comer, beber ou comprar lembrancinhas pros amiguinhos :P


Frio: Para quem tava em 30º no Brasil e nunca tinha visto neve, o frio ta realmente frio. Mas todo mundo fala que não ta nem perto do que chega nos próximos meses (kibonn). O foda é que dentro dos lugares é realmente quente (eu escrevo esse post de camisa de manga curta), seja no trabalho, no ônibus, ou no cash do banco... aí vc fica tendo essa disparidade térmica o tempo inteiro, não sei como eles sobrevivem uma vida inteira com isso =P Outra coisa chata é que pcausa do frio as 16h30 começa a anoitecer. Parece que o dia é bem menor, isso é um saco!

Comida: A comida é uma droga. Eu não consigo mais sentir cheiro de lingüiça que eu fico enjoada! Eles comem umas coisas muito ruins, tipo.. tudo com porco, com batata ou com massa. Voce encontra pizza em qualquer lugar aqui, super normal. Minha melhor refeição foi salada, atum e batata frita. Hahahaha. To tendo problemas mas não to passando fome.

DHL: O trabalho é sensacional. O prédio que eu trabalho é mega moderno, as pessoas são super amigáveis (diferentemente do que eu achava), legais e atenciosas.  Tipo, eu trabalho em supply chain, em mkt GLOBAL. Isso significa que em todos continentes tem gente trabalhando em supply chain em mkt e que se reportam pra gente. Tipo.. se a gnt vai fzr neewsletter tem q ligar pro “head of mkt” de cada continente  pra pedir informação, sabe? É animal! vai ser foda pro currículo e pra minha experiência.. ver como trabalhar com outra cultura, ter uma visão global do negócio! Ok q daqui a pouco eu posso desanimar e achar tudo uma chatice, mas por enquanto eu to achando muito legal! Por enquanto eu to com task de social media (oq eu já trabalhava no Brasil) então ta tranqüilo e bem bacana J
A empresa em si parece mega atenciosa. Eu ganhei um vaso de flores de boas vindas, e uma caixinha que é um calendário, no qual cada numero é uma caixinha com um doce dentro! Aih cada dia vc abre e come um doce (chocolate Lindt, há!)

AIESEC: bom, sinceramente é a pior coisa daqui. Eu sei que se eu to vivendo essa puta experiência é pcausa da AIESEC, e realmente acredito na organização, mas não da para comparar a @ do Brasil com a @ da Alemanha. Resumindo: não conheci ngm da @ até agora, não tive nenhum tipo de service e eles não estão interessados at all se eu preciso de ajuda ou não. Não precisei de uma semana pra mudar meu conceito de como é importante um buddy pra um trainee, ou de como é foda estar em outro país sem nenhum suporte. Anyway, posso fazer as coisas by my own, e assim pretendo sobreviver :P

Trainees: apesar das meninas que eu moro (Romênia, Eslováquia, China e Macedonia) serem muito fechadas, elas são convivíveis. A menina da Eslováquia (Sona) é muito boazinha e a da China (Fang Sue) é sorridente. Depois de 5 dias nós ficamos pela primeira vez as tres juntas num cômodo do hosting conversando sobre nossos países, sobre os lugares que a gente tem que visitar, fazendo alguns planos e dando risada! No mínimo engraçado a menina da China dizendo que temos que ir num restaurante chinês comer cachorro, gato, escorpião, cobra.. ahahha!
Bom, na DHL tem mais de 40 trainees de tudo quanto é lugar. Nem todos trabalham onde eu trabalho, mas a maioria sim. Aí na hora do almoço é muito legal, com várias mesas de trainees pra você conhecer pessoas! Já sentei com gente da malásia, peru, Grécia, china, Romenia.. e olha que não conheci nem metade!

Língua: quando eu digo que me sinto num filme sem legenda não é brincadeira! Gente, não da pra entender nada, contexto, nada nada nada que eles falam. Não vejo a hora de começar meu curso para poder entender pelo menos o básico. Por enquanto eu to aprendendo a contar hahaha, já sei falar o bom dia/tarde/noite, obrigada, por favor e tchau. O bom é que muita gente aqui fala inglês, aí da pra se virar!

Aventuras: bom, to aprendendo a andar de trem por aqui, já sei as linhas que levam pro hosting, mas ainda não to mega expert (lembrando que tudo, incluindo o site que tem o horário dos ônibus é em alemão). Vivi uma aventura com a neve esses dias: Fui pro ponto de ônibus e peguei o ônibus normalmente. Um PUTA transito.. tudo parado.. ai o onibus atravessou uma ponte e o motorista disse um monte de coisa em alemão, incluindo Gäisler, que é o nome de onde eu moro. Aih ok, ferrou! Virei pra um tiozinho do meu lado, perguntei se ele falava inglês, ele falava, ai perguntei oq o motorista disse.. ai ele: Que por causa da neve o onibus não vai passar por Gäisler. Ok, eu disse: OMG, to aqui há dois dias, não sei oq eu faço. Aih ele: onde vc mora? Ai eu disse, mostrei um papel q eu tenho impresso como ir do ponto até o apto no Google maps hahaha e ele me disse que morava a duas ruas da minha casa! Lucky girl :D Aih a gente desceu e era super perto, tipo.. o ônibus foi por uma rodovia que passa do lado desse bairro, e o apto por sorte eh perto da rodovia... cheguei viva e segura no apto! Se não fosse o tiozinho provavelmente eu teria chorado, pq eu ainda não tenho um celular nem como pedir ajuda pra ngm! Ia desbravar a cidade a noite, no meio da nevasca :D

Acho que já escrevi bastante né!
Ta bom pra uma semaninha por aqui!
Eu só queria deixar marcado meu muito obrigada pra Marinovsky =P Sem ela eu teria me ferrado nos meus primeiros dias aqui, e é muito bom ter um amigo pra contar! Nunca vo consegui agradecer nem mostrar quanto isso foi impte! Valeu, já disse que te amo J




6 comentários:

  1. Joh, querida! Bom poder acompanhá-la nessa jornada por ai através do blog. Não desanime em escrever, passarei por aqui sempre que possível. Aproveite bastante!!! Saudaaade! Beijo grande, Mari!

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho fiiiiiiilha!!!
    A mãe ta emocionada!!!!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Aproveite essa vida nova....isso, sem duvida, será muito bom pra vc....
    Estaremos aqui acompanhando e torcendo muito por vc.....SEmpre!!!
    Bjks
    Paula, Thi, Fê e Bebê

    ResponderExcluir
  3. Xóde!
    Que legal saber que vc fez um blog!
    Não pare de escrever, e coloque muita foto e vídeo sempre que puder!!!!

    Aproveita muito aí!
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
  4. Jooodeeeee...
    É dificil de manter o ritmo de um blog, mas se conseguir, continue! É muito bom poder acompanhar sua @XP!
    Essas aventuras são a melhor parte da experiência!
    É engraçado ver como indepente do país, os problemas enfrentados são sempre os mesmos: comida, transporte e assistência! hehe
    Fiquei até com vontade de passar por perregues abroad de novo! =D

    Se eu te mandar email vc responde???
    (ou vai se vingar de mim? hehe)

    Beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  5. hahahahahahha nao respondo nenhum dani!!! vo fazer igual vc, deletar e fingir que vc nao existe! hahahahha bobona, pode mandar que eu respondo!

    ResponderExcluir
  6. hahaha! adoreeei suas aventuras na Alemanha!
    com um highlight pro calendário gordo, que eu já tive e é maravilhooooso - mesmo que não tenha durado 10 dias na minha mão - hahaha!

    beijos

    ResponderExcluir